top of page
Molho a Bolonhesa

Molhos

Não é novidade que todos amamos a culinária italiana não é mesmo? E tampouco é novidade que ferver água e cozinhar macarrão está entre as coisas que todos nós sabemos fazer! Esse é o primeiro passo necessário para servir um jantar a la mamma italiana. E o que servir com a massa já cozida? Por mais diversificada e rica que seja a culinária italiana, existe a lista básica de molhos que todos devemos conhecer e a partir dai eleger nosso preferido! Adoro variar os molhos e testar todos os clássicos da lista e hoje sigo a saga ora inventando moda, ora repetindo os molhos tradicionais. Tá curioso? Então chega mais e venha fazer um tour pela Itália comigo. E depois, você me ajuda a decidir, qual o molho que devo escolher.

/Originário na regiao da Bolonha, o molho de carne mais famoso do mundo tem gostinho de comida da vovó. No passado, usava-se pedaços graúdos de carne de segunda, que cozida lentamente

 se incorporava ao molho de tomate e desmanchava na boca. Depois da criação dos moedores de carne, o prato foi adaptado à vida moderna e hoje é uma das massas mais fáceis de se preparar, e com certeza de comer. Agrada a todos!

Muito se discute sobre a origem do nome deste molho, já ouvi pelo menos três versões diferentes. Mas o nome é o que menos importa, já que o que vai te conquistar são os ingredientes napolitanos que se combinam harmonicamente em um molho aromático, bem salgado e apimentado! Anchovas, azeitonas, alcaparras, alho e pimenta calabresa, fizeram história e ficaram famosos por conquistar muitos homens!

Molho à Amatriciana

Este molho demanda um pouco mais de tempo para ser preparado, mas a combinação de sabores compensa todo o trabalho na hora de cozinhar os tomates e o guanciale (tipo de bacon não defumado típico italiano).

Varie um pouco nas receitas tradicionais, aposte no molho branco. Sua base é de creme de leite e o gosto fica diferente e acentuado.

Molho Branco
Molho ao Pesto

O cheiro sedutor do manjericão, misturado com alho e queijo, confere sofisticação a este molho rústico e queridinho dos italianos. Molho pesto é uma receita que todo mundo deveria fazer em casa pelo menos uma vez: a combinação de manjericão fresco, pinóli e parmesão é uma variação muito bem-vinda e extremamente saborosa. Não tem pinoli? Você pode substitui por nozes ou castanha do pará 

É uma verdade imutável da cozinha: bom molho demanda bons ingredientes. No caso do molho de tomate, o ideal é apostar no produto mais maduro, firme e com casca bem vermelha e lisa. 

Para descongelar, pode-se usar o micro-ondas para apressar o processo, mas é uma boa ideia aquecer o molho na panela para que ele dê uma engrossada antes de servir.

Molho ao Sugo
Molho a Putanesca
bottom of page